Música, Educação e Sociedade
Publicado: 05/07/2024 - 16:25
Última modificação: 10/07/2024 - 16:55
Ementa:
Música como prática social. Organização social da produção e recepção da música em contextos sociais diversos. As relações com a música imersas nesses contextos pedagógico-musicais. Implicações dessas relações nas práticas de ensinar-aprender música.
Bibliografia:
BERGER e LUCKMAN. A construção social da realidade. Petrópolis:Ed. Vozes, 2014
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005. 303 p.
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. São Paulo: EDUSP, 1998. 141 p.
FROELICH, Hildegard. Music sociology for music teachers: perspectives for practice. Prentice-Hall, 2006.
GREEN, Lucy. Music, gender, education. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1997.
GREEN, Lucy. Hear, Listen, Play!Howtofreeyourstudents’ aural, improvisation, and performance skills. Oxford: Oxford University Press, 2014.
REGELSKI, Thomas A.; GATES, Terry (ed). Music education for changing times:guiding visions for practice. London: Springer, 2009.
SOUZA, Celson Henrique Gomes. Educação musical na família: as lógicas do invisível. 2009. 214 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15575/000687392.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 mar 2018.
SOUZA, Jusamara. (1996) Contribuições teóricas e metodológicas da sociologia para a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5; SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5, 1996, Londrina. Anais...Londrina: ABEM, 1996. p. 11-39.
SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da Abem, n. 10, p. 7-11, mar. 2004.
SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano.2. ed.Porto Alegre: Sulina, 2009.