Música e Formação no Ensino Superior
Publicado: 05/07/2024 - 16:26
Última modificação: 10/07/2024 - 16:50
Ementa:
O ensino superior de música como processo. As políticas educacionais para a formação no ensino superior de música. Diferentes abordagens das modalidades de ensino presencial, remoto e a distância.
Bibliografia:
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo (3ª Ed.). Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARÓSTEGUI, José L. (org.). Educating Music Teachers for the 21st Century. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.
FIGUEIREDO, Sérgio; SOARES, José; SCHAMBECK, Regina (Orgs). The preparation of music teachers: a global perspective. Porto Alegre: ANPPOM, 2015. (Série Pesquisa em Música no Brasil, 5). Disponível em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/view/5/7/35-1.
GEORGII-HEMMING, Eva; BURNARD, Pamela; HOLGERSEN, Sven-Erik. Professional Knowledge in Music Teacher Education. Farnham: Ashgate, 2013.
LOURO, Ana Lúcia; SOUZA, Jusamara (org). Educação Musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Currículo, Cultura e Sociedade. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5a Ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
PAQUAY, Lépold; ALTET, Marguerite, PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PEREIRA, Marcos Vinícius Medeiros. O Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.
PÉREZ-GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
PERRENOUD, Philippe. et al.(orgs.) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (2ª. Ed.). Porto Alegre: ARTMED, 2001.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos da identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.