Grupo de Pesquisa Música, Educação, Cotidiano e Sociabilidade (MUSEDUC) 2
Publicado: 15/09/2017 - 11:16
Última modificação: 06/12/2017 - 11:12
Ementa:
Compreensão da produção pedagógico-musical inserida no contexto das relações sociais tendo como subsídio teórico as Teorias do Cotidiano, sendo que o foco está no sujeito que aprende/ensina/aprende música. O sujeito que aprende/ensina/aprende música nos muitos contextos sociomusicais é visto sob aspectos das suas relações com a música, educação, cotidiano e sociabilidade.
Bibliografia:
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 19. ed. Tradução de: Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 69-172.
BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012.
GREEN, Lucy. Research in the sociology of music education: some introductory concepts. Music education research, v. 1, n. 2, p. 159-170. 1999.
KRAMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução: Jusamara Souza. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, abr-nov. 2000.
KELLY, Steven N. A Sociological basis for music education. International Journal of Music Education, os-39; p. 40-49, may. 2002.
McPHERSON, G.; Welch, G. The Oxford Handbook of Music Education. V. 2. New York: Oxford Press, 2012.
REGELSKI, Thomas A.; GATES, J. T. Music education for changing times: guiding visions for practice. New York: Springer, 2009.
SOUZA, Jusamara. Contribuições teóricas e metodológicas da sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: Anais, 5° Encontro Anual da ABEM, Londrina, 1996.
SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SOUZA, Jusamara (org.). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Curso Pós-Graduação em Música, 2000.