Daniel Luís Barreiro
Publicado: 22/11/2017 - 17:06
Última modificação: 23/02/2021 - 14:54
Realizou Pós-Doutorado em Música Eletroacústica na University of Manchester (Inglaterra, 2013-2014) e Pós-Doutorado em Ciência da Computação na USP (2008), ambos com bolsa do CNPq. É Doutor em Composição Musical pela University of Birmingham (Inglaterra, 2003-2007, com bolsa CAPES), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999-2000, com bolsa FAPESP) e Bacharel em Música - Composição e Regência pela UNESP (1992-1997). Também foi bolsista de Iniciação Científica da FAPESP (1994-1996) e do PIBIC/CNPq/UNESP (1997). Suas pesquisas estão centradas principalmente nos seguintes temas: música contemporânea, música eletroacústica, música e tecnologia, Max/MSP, difusão sonora (espacialização) de obras eletroacústicas, tempo musical e análise musical. Sua produção composicional inclui obras eletroacústicas acusmáticas em stereo, oito e 24 canais, obras mistas (para instrumentos e sons eletroacústicos/interação sonora em tempo-real), sound design para instalações de arte interativa e trilhas-sonoras para curtas-metragens e vídeos. Obteve reconhecimento em prestigiosos concursos internacionais de composição, tais como Bourges (Prêmio e Menção Honrosa, em 2006; e Seleção - Categoria Residence, em 2005), Metamorphoses (Primeiro Prêmio Ex-Aequo, em 2006), e CIMESP (Finalista, em 2005). Tem obras incluídas nos CDs "Concours de Composition Acousmatique Metamorphoses 2006", lançado na Bélgica, "Cultures Electroniques 19", lançado na França, e "Electro-acústico" (de Iracema de Andrade), gravado e lançado no México. Suas obras têm sido apresentadas em importantes festivais, conferências e concertos em diferentes países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México, Suíça e Suécia. Recebeu o Prêmio de Melhor Artigo Musical de estudante no XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM'2007) da Sociedade Brasileira de Computação. Cursou disciplinas, cursos e workshops ministrados por Sérgio Freitas (1991), Flo Menezes (1992-1998), Hans Joachim Koellreutter (1993-1995), Edson Zampronha (1996-2000), Graciela Paraskevaidis (1996), Hans Tutschku (1997, 2003 e 2006), Sílvio Ferraz (1999-2000), Erik Oña (2003), Jonty Harrison (2003-2007), Scott Wilson (2004), Bernard Parmegiani (2004), Miller Puckette, Richard Dudas e David Zicarelli (2005), entre outros. Atualmente é Docente da Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Música, além de ser membro do Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT).
Gravações de composições (YouTube)
Excertos de composições (YouTube)
- Principais Publicações
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ROSA, R. M. ; BARREIRO, D. L. O processo de elaboração de uma concepção interpretativa de Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio: aguçamento da escuta em interação com a análise de gravações da obra. Revista Vórtex, v.7, n.1, p. 1-35, 2019.
BARREIRO , D. L.; TRALDI, C. A.; CINTRA, C. L. A.; MENEZES JÚNIOR, C. R. F. M. O papel da improvisação em quatro obras para percussão e meios eletrônicos em tempo real. In: Revista ouvirOUver, v.7(1), 2011, p.80-98.
BARREIRO, D. L.; TRALDI, C. A. Musical conceptions and strategies in creative activities with mobile devices. In: Proceedings of the 8 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus), 2018, São João Del Rei, p.132-143, 2018.
BARREIRO, D. L. Coherence and spontaneity in Interferências (2003), for cello and computer. Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Computer Music. São Paulo: IME/ECA - USP, p.35-46, 2007.
BARREIRO, D. L.; ABREU, S. C. ; CARVALHO, A. C. P. L. F. I/VOID/O: real-time sound synthesis and video processing in an interactive installation (ISSN-2175-6759). In: 12th Brazilian Symposium on Computer Music - SBCM 2009, 2009, Recife. Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music. Recife: SBCM, 2009.
BARREIRO, D. L.; KELLER, D. Composição com modelos sonoros: fundamentos e aplicações eletroacústicas (ISBN 978-85-63046-01-7). In: KELLER, Damián; BUDASZ, Rogério. (Org.). Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM, 2010, v. , p. 97-126.
TRALDI, C. A. ; CINTRA, C. L. A. ; AGUIAR, D. S. ; BARREIRO, D. L. Texturas Ephemeras: espacialidade e modelagem sonora numa obra interativa. Revista Vórtex, v.4, n.2, p. 1-24, 2016.
BARREIRO, D. L. Sonic Image and Acousmatic Listening. Organised Sound, v. 15(1), p. 35-42, 2010.
BARREIRO, D. L. Considerations on the Handling of Space in Multichannel Electroacoustic Works. Organised Sound, v. 15(3), p. 290-296, 2010.
BARREIRO, D. L. Investigación y creación en música electroacústica: composición y performance con sistemas multicanales e interfaces gestuales. In: Daniel Quaranta. (Org.). Creación musical, investigación y producción académica:desafíos para la música en la universidad. 1ed. Morelia: Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS), 2017, v. , p. 272-300. - Produções Artísticas de Destaque
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Percursos Enredados (2005) (17’53’’), composição eletroacústica acusmática em 8 canais. Composta nos Electroacoustic Music Studios, University of Birmingham, Reino Unido. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Composição Eletroacústica de Bourges (França - 2006).
Interferências (2003) (ca. 9’’), para violoncelo e eletrônica em tempo real (Max/MSP). Composta nos Electroacoustic Music Studios, University of Birmingham, Reino Unido. Gravada na University of Birmingham por Ellen Fallowfield (violoncelo) e Daniel Barreiro (eletrônicos).
Natural Tech (2010) (ca. 6’), para marimba e eletrônica em tempo real (Max/MSP). Composta no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produção Sonora (LASON) da Universidade Federal de Uberlandia, Brasil. Gravada na Universidade Federal de Uberlândia por Cesar Traldi (marimba) e Daniel Barreiro (eletrônicos).
Rastros #1 (2018) (ca.5'), para vibrafone e sons eletroacústicos. Composta em parceria com Cesar Traldi no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produção Sonora (LASON) da Universidade Federal de Uberlandia, Brasil. Gravada na Universidade Federal de Uberlândia por Cesar Traldi (vibrafone) e Daniel Barreiro (eletrônicos).
Rastros #2 (2018) (ca.8'), para xilofone, percussão, octeto de violoncelos e sons eletroacústicos. Composta em parceria com Cesar Traldi no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produção Sonora (LASON) da Universidade Federal de Uberlandia, Brasil. Gravada na Universidade Federal de Uberlândia por Cesar Traldi (xilofone), Miguel Faria (percussão), Daniel Barreiro (eletrônicos) e UdiCello Ensemble (octeto de violoncelos).
Rastros #3 (2019) (ca.6'), para duas caixas claras preparadas e sons eletroacústicos. Composta em parceria com Cesar Traldi no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produção Sonora (LASON) da Universidade Federal de Uberlandia, Brasil. Gravada na Universidade Federal de Uberlândia por Cesar Traldi (percussão) e Daniel Barreiro (eletrônicos).
Weaving Rust (2014) (13'11''), composição eletroacústica acusmática em 24 canais. Composta no Novars Research Centre, The University of Manchester, Reino Unido.
Maresia (2006) (11’50’’), composição eletroacústica acusmática em 8 canais. Composta nos Electroacoustic Music Studios, University of Birmingham, Reino Unido. Primeiro Prêmio Ex-Aequo no Concurso Internacional de Composição Eletroacústica Metamorphoses (Bélgica - 2006) e Menção Honrosa no Concurso Internacional de Composição Eletroacústica de Bourges (França - 2006).