Música, Educação e Sociedade

IARTE42031
por Maurício Tadeu dos Santos Orosco
Publicado: 05/07/2024 - 16:25
Última modificación: 10/07/2024 - 16:55
Créditos: 
4

Ementa:

Música como prática social. Organização social da produção e recepção da música em contextos sociais diversos. As relações com a música imersas nesses contextos pedagógico-musicais. Implicações dessas relações nas práticas de ensinar-aprender música.

Bibliografia:

BERGER e LUCKMAN. A construção social da realidade. Petrópolis:Ed. Vozes, 2014

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005. 303 p.

DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. São Paulo: EDUSP, 1998. 141 p.

FROELICH, Hildegard. Music sociology for music teachers: perspectives for practice. Prentice-Hall, 2006.

GREEN, Lucy. Music, gender, education. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1997.

GREEN, Lucy. Hear, Listen, Play!Howtofreeyourstudents’ aural, improvisation, and performance skills. Oxford: Oxford University Press, 2014.

REGELSKI, Thomas A.; GATES, Terry (ed). Music education for changing times:guiding visions for practice. London: Springer, 2009.

SOUZA, Celson Henrique Gomes. Educação musical na família: as lógicas do invisível. 2009.  214 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15575/000687392.pdf?sequence=1>.  Acesso em: 7 mar 2018.

SOUZA, Jusamara. (1996) Contribuições teóricas e metodológicas da sociologia para a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5; SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5,  1996, Londrina.  Anais...Londrina: ABEM, 1996. p. 11-39.

SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da Abem, n. 10, p. 7-11, mar. 2004.

SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano.2. ed.Porto Alegre: Sulina, 2009. 

Tópicos: