Criação Musical: Fundamentos e Processos

IARTE42028
por Maurício Tadeu dos Santos Orosco
Publicado: 05/07/2024 - 16:19
Última modificación: 10/07/2024 - 16:37
Créditos: 
4

Ementa

Processo criativo em música. Aspectos técnicos e estéticos na criação musical. Desafios da criação musical na atualidade.

Bibliografia:

ALBUQUERQUE VIEIRA, J. TEORIA DO CONHECIMENTO E ARTE. Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/mh.v9i2.11088. Disponível em:

https://revistas.ufg.br/musica/article/view/11088. Acesso em: 23 jun. 2024.

ALMADA, Carlos. A Estrutura do Choro. Rio de Janeiro: Da Fonseca Comunicação, 2010.

EMMERSON, Simon. Living electronic music. Aldershot, England; Burlington, VT: Ashgate, 2007.

GLOEDEN, Edelton; MORAIS, Luciano. Intertextualidade e transcrição musical: novas

possibilidades a partir de antigas propostas. Opus, Goiânia, v. 14, n. 2, dez. 2008, p. 72-86

GOEHR, Lydia. The Imaginary Museum of Musical Works: an essay in the Philosophy of Music. Oxford: Oxford University Press, 1992.

IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2009.

LAWN, Richard J./HELLMER, Jeffrey L.  Jazz Theory and Practice. Los Angeles: Alfred Publishing Co. Inc., 1993.

LIGON, Bert. Jazz theory resources: Tonal, Harmonic, Melodic and Rhythmic Organization of Jazz – vols. 1-2. Houston: Houston Publishing, 2001.

LÓPEZ CANO, R. Pesquisa artística, conhecimento musical e a crise da contemporaneidade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 69–94, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i1.7127. Disponível em:

https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7127. Acesso em: 23 jun. 2024.

LOWELL, Dave & PULLIG, Ken. Arranging for Large Jazz Ensemble. Boston: Berklee Press, 2003.

MANNING, Peter. Electronic and computer music. New York: Oxford University Press, 2004.

MOLINA, Sergio. Música de montagem: a composição de música popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações Editora, 2017.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser Criativo. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

PAYNTER, John; HOWELL, Tim; ORTON, Richard; SEYMOUR, Peter (Ed.). Companion to contemporary musical thought. London, New York: Routledge, 1992.

PEASE, Ted. Jazz Composition: Theory and Practice. Boston: Berklee Press, 2003.

TAGG, Philip. Everyday Tonality II - towards a tonal theory of what most people hear. New York & Huddersfield: The Mass Media Scholar´s Press, 2014.

WUORINEN, Charles. Simple Composition. New York: Edition Peters, 1979.

Tópicos: