Paula Andrade Callegari

Permanente
Disponibilidad para Orientación:
Sim

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2016-2019), onde defendeu a tese "As virtudes retóricas em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino" para a qual recebeu bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES) para realização de estágio de pesquisa na Università di Bologna (Itália, 2018-2019). Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UnB, 2006-2008), com pesquisa sobre a relação indivíduo-música na educação musical. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Música (Flauta doce, 2000-2005) e Bacharel em Administração (1999-2003) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Suas pesquisas são centradas principalmente nos seguintes temas: relação entre retórica e música do século XVI a meados do XVIII, Música Prática italiana, Performance Historicamente Informada e flauta doce. Integra o Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea (GReCo). Como flautista doce, foi membro dAs Flautas de São Paulo (2012-2016) e atua frequentemente com a Camerata do GReCo. Possui intensa atividade artística, com apresentações junto a importantes orquestras do país, como a OSESP e OSUSP, e em destacados festivais, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora) e a Semana de Música Antiga da UFMG. Já ministrou cursos e apresentou trabalhos acadêmicos e concertos em eventos nacionais e em diversos países (Alemanha, Estados Unidos, Perú, Portugal, República Checa, Suíça e Uruguai). Atualmente é Docente da Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde atua na Graduação (flauta doce) e no Programa de Pós-Graduação em Música, além de coordenar o projeto Bloco Bisel e o Grupo de Flauta Doce da UFU.