O Repertório Violonístico e a Performance: Estudos de Revisão Crítica
Published: 30/11/2017 - 14:05
Last modification: 14/03/2018 - 11:23
Responsável pelo projeto: Maurício Tadeu dos Santos Orosco
A pesquisa proposta tem por objetivo coletar e analisar intervenções/soluções de notas (ajustes, revisões etc.) detectadas em partituras para violão de compositores intérpretes do passado e do presente, em partituras de compositores não violonistas, bem como em transcrições. O foco da pesquisa é todo e qualquer ajuste de nota que tenha o intuito de proporcionar performances musicais alinhadas aos subtextos das partituras, nem sempre evidentes. Nesta perspectiva, partituras, métodos, registros sonoros e audiovisuais a partir do momento em que estes se iniciam tem a mesma relevância como fonte para as análises. A metodologia consiste em comparar estas intervenções sob a ótica do estruturalismo musical de Arnold Schönberg e Willian Caplin, e do conceito do intérprete-editor de James Grier. Esta proposta deriva da tese do proponente, cuja temática maior é a da revisão crítica de partituras para a performance. Dentre as metas estão: as submissões de trabalhos em eventos científicos e periódicos; a preparação e atuação prática ao violão de repertórios revisados sob esta ótica, resultantes da própria pesquisa; e, conforme o andamento da mesma, a editoração de partituras novas como versão crítica de obras que necessitem deste estudo.