Tópicos Especiais em Pedagogias da Música

IARTE42008
by Portal PPGMU Iarte
Published: 15/09/2017 - 10:22
Last modification: 10/07/2024 - 16:47
Créditos: 
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Ementa:

As bases epistemológicas do aprender e ensinar música em diversos contextos. A reflexão sobre práticas musicais nos aspectos pedagógicos. O estudo dos fundamentos e inovações dessas práticas.

Bibliografia:

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.448 p.

COSTA, Hermes Siqueira Bandeira. A docência online: um caso no ensino de teclado na licenciatura em música a distância da UnB. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14941/1/2013_HermesSiqueiraBandeiraCosta.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva, 2016. 280 p.

GOHN, Daniel. A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, p. 25-34. 2013.

GOHN, Daniel Marcondes. Tecnologias digitais para educação musical. São Carlos: EDUFSCAR, 2010, 66 p.

MACHADO, André Campos. A improvisação livre como metodologia de iniciação ao instrumento: uma proposta de iniciação (coletiva) aos instrumentos de cordas dedilhadas. 2014. Tese (Doutorado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-02022015-151052. Acesso em: 2020-08-15.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. 347 p.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. 253 p. (Série Educação Musical). 

OLIVEIRA-TORRES, Fernanda de Assis. Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música à distância. 2012. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2012. Disponível em:

<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/61146> Acesso em: 15 ago. 2020.