Tópicos Especiais em Fundamentos da Educação Musical

IARTE42026
por Maurício Tadeu dos Santos Orosco
Publicado: 05/07/2024 - 16:16
Última modificação: 10/07/2024 - 16:53
Créditos: 
4

Ementa:

Fundamentos epistemológicos da Educação Musical como um campo de conhecimento; Implicações desses fundamentos nas pesquisas e nas práticas pedagógico-musicais.

Bibliografia:

ARROYO, Margarete. Música na Floresta do Lobo. Revista da ABEM, n. 13, set, p. 17-28. 2005.

BEINEKE, Viviane. O debate sobre filosofia da Educação Musical: uma revisão de tendências e perspectivas. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras, Santa Maria, v. 1, p. 117-125. 1999.

BLACKING, John. Música, culturaexperiência. Cadernos de campo, São Paulo, n. 16, p. 201-218. 2007. Disponívelem: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064/55695Acessoem: 12 dez. 2020.

HARGREAVES, David J. Developmental psychology and Music Education. Psychology of music, v. 14, p. 83-96. 1986.

HARGREAVES, David. Music education in the twenty-first century: a psychological perspective. British Journal of Music Education, v. 20, n. 2, p. 147-163. 2003.

FELD, Steven. Estrutura sonora como estrutura social. Sociedade e cultura, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 177-194, jan-jun. 2015. Disponívelem:  https://static1.squarespace.com/static/545aad98e4b0f1f9150ad5c3/t/572797cb37013b4a807e7d73/1462212555557/Sound+Structure+Portuguese.pdfAcessoem: 12 dez. 2020.

FINNEGAN, Ruth. Por quéestudiarla música? Reflexiones de uma antropóloga desde el campo. Antropologia (El sonido de la cultura: textos de Antropología de la Música), n. 15-16, p. 9-32, mar-oct. 1998.

GREEN, Lucy. Research in the sociology of music education: some introductory concepts. Music education research, v. 1, n. 2, p. 159-170. 1999.

HODGES, Donald A. Music psychology and music education: what’s the connection? Research studies in music education, n. 21, p. 31-44. 2003.

JORGENSEN, Estelle R. Questions for music education research. Music education research, v. 10, n. 3, p. 331-346. 2008.

JORGENSEN, Estelle R. A philosophical view of research in music education. Music education research, v. 11, n. 4, p. 405-424. 2009.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução: Jusamara Souza. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, abr-nov. 2000.

MCPHERSON, Gary; WELCH, Graham (orgs). Music andmusic education in people’slives. Oxford: Oxford University Press, 2018.

MCPHERSON, Gary; WELCH, Graham (orgs). Music learningand teaching infancy childhood, andadolescence. Oxford: Oxford University Press, 2018.

NORTH, Adrian C.; HARGREAVES; David J. The social andappliedpsychologyofmusic. Oxford: Oxford University Press, 2008.

QUEIRÓZ, Luis Ricardo Silva. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MARINHO, Vanildo Mousinho; QUEIRÓZ, Luis Ricardo Silva (org). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: EditoraUniversitária/UFPB, 2005.

REGELSKI, Thomas A.; GATES, Terry (ed). Music education for changing times:guiding visions for practice. London: Springer, 2009.

RIDEOUT, Roger (org). I Symposium for music education, University of Oklahoma, april, 1995.

SILBERMANN, Alphons. Objetivos cognoscitivos de la sociologia empírica de la música. Revista Internacional de CienciasSociales (Los componentes de la música: lasogiologia, los contextos y loscreadeores), v. 34, n. 94, p. 637-647. 1982.

SOUZA, Jusamara. Contribuições teóricas e metodológicas da sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 5.,Londrina. Anais... Londrina: ABEM,1996.

SOUZA, Jusamara. Música e práticas sociais. Revista da ABEM, n. 10, p. 7-11. 2004.

STOCK, Jonathan P. J. Music education: perspectives from current ethnomusicology.

British Journal of Music Education, v. 20, n. 2, p. 135-145. 2003.

TRAVASSOS, Elisabeth. John Blacking ouumahumanidadesonorae saudavelmenteorganizada. Cadernos de campo, São Paulo, n. 16, p. 191-200. 2007. Disponívelem: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50063/54192Acesso em: 12 dez. 2020.

Tópicos: