Lília Neves Gonçalves
Publicado: 06/09/2017 - 10:58
Última modificação: 01/03/2021 - 10:51
Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), Mestrado e Doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993; 2007), área Educação Musical. Atualmente é professora associada no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Música, além de orientadora Programa de Mestrado em Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, com temas de pesquisa: conservatórios estaduais mineiros, concepções de ensino/aprendizagem musical, livro didático, educação musical e sociabilidade, ensino/aprendizagem musical no cotidiano. Atua em projetos de pesquisa e de extensão com ênfase na música como prática social e é coordenadora do PIBID/Música. Coordena o grupo de pesquisa "Educação, Música, Cotidiano e Sociabilidade' e participa do grupo de pesquisa "Educação Musical e Cotidiano", coordenado pela Profa. Dra. Jusamara Souza.
- Principais Publicações
-
Lilia Neves Gonçalves
Mestrado e Doutorado em Música (área Educação Musical) – UFRGS
Grupo de Pesquisa – Música, educação, cotidiano e sociabilidade.
Artigos
CUNHA, Daniela Carrijo F.; GONÇALVES, Lilia Neves. A presença do piano em escolas de Uberlândia de 1889 a 1957. Revista Olhares e Trilhas, v. 22, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45794/28540
GONZAGA, Jennifer; GONÇALVES, LILIA NEVES. A música na educação de jovens e adultos (EJA): Um estudo sobre relações musicais entre diferentes grupos etários na escola. Revista Olhares e Trilhas, v. 22, p. 1-20, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52534/28642
SOUZA, Karla. B. Soares; GONÇALVES, Lilia Neves. O saber musical escolar e o livro didático de Arte: Uma análise dos conteúdos nas coleções aprovadas no PNLD. Revista Olhares e Trilhas, v. 22, p. 1, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/48317/28643
CUNHA, Daniela Carrijo Franco; GONÇALVES, Lilia Neves. Práticas musicais como elemento de cultura, civilização e progresso na cidade de Uberlândia-MG (1888-1957). Ouvirouver (Online), v. 12, n. 2, p. 326-339, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31231
GONÇALVES, Lilia Neves. Educação musical e sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia (Minas Gerais) nas décadas de 1940 a 1960. Em Pauta (UFRGS), v. 18, p. 5-29, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/7452/4644
Capítulos de livros
GONÇALVES, Lilia Neves. A aula de música na escola: reflexões a partir do filme "Mudança de Hábito 2: mais loucuras no convento". In: Jusamara Souza. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2.ed. Porto Alegre: Sulina, 2016, v. 1, p. 167-188.
MORATO, Cintia Thais; GONÇALVES, Lilia Neves. Observar a prática pedagógico-musical é mais do que ver!. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. 3ªed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. , p. 119-132.
GONÇALVES, Lilia Neves; COSTA, Maria Cristina L. de Souza. O portfólio como uma proposta de documentação, registro e avaliação na Prática de ensino em música. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. 2. ed.Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 147-161.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
CALDEIRA, Bruno; GONÇALVES, Lilia Neves; SILVA, Quézia Damares da. Gosto musical de alunos do ensino médio: ouvindo a diversidade de suas experiências. In: Encontro Internacional de Formação de professores e Estágio Curricular Supervisionado (EIFORPECS), 2020, Uberlândia. XII EIFORPECS. Uberlândia: Culturatrix, 2019. v. 1. p. 1. https://drive.google.com/file/d/1_qAYVvNTjyCnGyI0z8ugiYHiv9-nWZnd/view
GONÇALVES, Lilia Neves; COSTA, Maria Cristina L. de Souza; SILVA, Renata Ribeiro. PIBID, universidade, escola e a formação de professores de Música. In: Encontro Internacional de Formação de professores e Estágio Curricular Supervisionado (EIFORPECS), 2020, Uberlândia. XII EIFORPECS. Uberlândia: Culturatrix, 2019. v. 1. p. 1-15. https://drive.google.com/file/d/1eBb39LzyQbq9vNCP2KPYkwSM9drajr-V/view
SOUZA, Karla. B. Soares; GONÇALVES, Lilia Neves. As práticas musicais criativas na aula de música: uma análise sobre seus conteúdos na Coleção “Por toda parte” (PNLD/2017). In: Encontros Regionais Unificados da ABEM, 2020, Online. Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM. Londrina: Abem, 2020. v. 4. p. 1-1. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/view/650/426
GONÇALVES, Lilia Neves. Projeto Memória da Educação Musical - práticas pedagógico-musicais em Uberlândia-MG?: um balanço da sua produção. In: XXIV Congresso Nacional da ABEM: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2019, Campo Grande. Anais: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. Londrina: Abem, 2019. v. 3. p. 1-15. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/117/201
SCANDAR, Mariana Faria ; GONÇALVES, Lilia Neves. Ensino aprendizagem musical: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2019, Campo Grande. Anais: Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. Londrina: Abem, 2019. v. 3. p. 1-12. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/77/69
LIMA, Samuel Alexandre. A.; GONÇALVES, Lilia Neves. A fotografia na construção da memória de Escolas de Música: o Acervo do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. In: V Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, 2019, Salvador. 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical? Anais. Transversalidades em construção? Salvador: RIdIM-Brasil, 2019. Salvador: UFBA (RiDM), 2019. v. 1. p. 1-14. Disponível em: http://www.portaleventos.mus.ufba.br/index.php/CBIM_RIdIM-BR/5cbim/paper/viewFile/300/227